Atividades Para - Casa



PARA-CASA 01/11

Trabalho em grupo - Pesquisa para apresentação em classe
Valor: 4,0 pontos
Tema: Movimento Tropicalista
O que fazer: 
1-O trabalho deverá ser montado em Power-Point e apresentado em classe. Todos os membros do grupo devem participar de todas as etapas do trabalho.
2-Na primeira parte do trabalho o grupo deverá escolher um artista do movimento Tropicalista e apresentar uma breve biografia desse artista, destacando principalmente sua atuação dentro do movimento tropicalista. Os artistas possíveis são: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Grupo Novos Baianos, Chico Buarque, Grupo Os Mutantes, Jorge Ben e Gal Costa.
3-O grupo então deverá escolher uma música desse artista que tenha sido produzida no período do tropicalismo e que seja considerada uma composição fruto do movimento tropicalista. A música deverá ser executada em classe em formato de áudio ou áudio e vídeo.
4-Em seguida o grupo deverá projetar a letra da música escolhida e realizar uma análise da letra e da composição musical, destacando os elementos contidos na obra musical que demonstram/revelam as ideias do pensamento do movimento tropicalista, e como estas ideias estão ligadas às várias fases do movimento modernista brasileiro. É possível também fazer uma crítica das ideias da composição e de como estas ideias estão relacionadas com o momento histórico dos artistas. 
5-O trabalho deverá ser apresentado em classe, sendo o único registro da atividade o Power-Point.

PARA-CASA 17/10

A partir da leitura do texto sobre Patrimônio realize as seguintes proposições.

1- Apresente o que é, e dê a definição de:

a- Patrimônio
b- Bens patrimoniais materiais e imateriais
c- Patrimônio Cultural, Patrimônio Histórico, Patrimônio Natural 
d- Tombamento

2- Demonstre de que modo a política patrimonial pode ser importante para a  dimensão humana nas esferas da memória, cultura, história e identidade.

3- Demonstre de que modo a política patrimonial pode cooperar com o bem social na esfera socioeconômica.

PARA-CASA 03/10

Assista ao documentário Brasília: a construção de um sonho. Para isso acesse o vídeo copiando e colando o endereço  em destaque na barra de endereços do seu navegador, ou click no link abaixo.
Assista ao documentário Brasília: a construção de um sonho. Para isso acesse o vídeo copiando e colando o endereço em destaque na barra de endereços do seu navegador, ou click no link abaixo.


Endereço: https://www.youtube.com/watch?v=RQ8MlYZTOGs

A partir das informações contidas no vídeo apresente:

A- As características que demarcam a cidade de Brasília como uma realização modernista. OBS.:Note que estas características são históricas, simbólicas, estéticas, estruturais, conceituais, arquitetônicas e de impacto social.
B- O cenário/contexto histórico do Brasil no momento da construção de Brasília.
C- As intenções de Juscelino Kubitschek e Oscar Niemeyer para a elaboração e construção de Brasília, suas concepções, ideias que aplicaram e as intenções que objetivaram para a realização daquela cidade.
D-O significado de Brasília para o contexto do Brasil no momento de sua produção e inauguração.
E- As características e especificidades do processo de tombamento (ato de tornar algo patrimônio histórico e artístico) da cidade de Brasília. 

PARA-CASA 26/09


O Manifesto Antropofágico é um documento que apresenta as ideias e princípios do movimento modernista brasileiro, redigido por Oswald de Andrade em 1928.
A partir da leitura do Manifesto Antropofágico e dos conhecimentos sobre o Modernismo Brasileiro presentes nos textos anteriores, redija um pequeno texto apresentando os conceitos e valores do Modernismo Brasileiro presentes nas obras abaixo. Esta atividade possui o valor de 2,0 pontos e deve ser entregue em folha separada.

IMAGEM 01: Cândido Portinari - Café - 1935

Resultado de imagem para café candido portinari


IMAGEM 02: Tarsila do Amaral - Operários - 1933

Resultado de imagem para tarsila do amaral operarios 1933

IMAGEM 03: Tarsila do Amaral - Cuca - 1924

Resultado de imagem para tarsila do amaral cuca

IMAGEM 04: Cândido Portinari - Série Retirantes: Criança Morta - 1944

Resultado de imagem para candido portinari criança morta



PARA-CASA 05/09

Assista ao documentário Noventa Anos da Semana de Arte Moderna - De lá para Cá. Para isso acesse o vídeo copiando e colando o endereço  em destaque na barra de endereços do seu navegador, ou click no link abaixo.

Endereço: https://www.youtube.com/watch?v=gqYWeD55ArM&list=PL6E-jAhvRnEJ2rz4mEdRMSSoHZNXMWVqr&index=2


A partir das informações contidas no vídeo apresente, descreva e dê as características (estruturais e conceituais) dos seguintes aspectos da Semana de Arte Moderna de 1922 e por consequência, do Modernismo Brasileiro.

1.            O que foi
2.            Quem fez
3.            Onde foi feita
4.            O que propunha
5.            Quem patrocinou
6.            Quantos dias foram planejados e quantos realmente durou
7.            O que ocorreu no Teatro Municipal naqueles dias (programação/eventos da Semana de Arte Moderna)
8.            Quais foram suas repercussões (na impressa, na cidade, no meio artístico, na sociedade)
9.            Como era o Brasil nos anos de 1922
10.         Quais foram as características do modernismo brasileiro
11.         Em que o modernismo brasileiro se diferenciou do modernismo europeu
12.         Quais vanguardas europeias influenciaram o modernismo brasileiro
13.         O que foi a ideia artística e filosófica da antropofagia
14.         Qual o papel da literatura para o modernismo brasileiro
15.         Quais expressões artísticas estiveram presentes na Semana de 22 e por quem foram representadas
16.         Porque e como os modernistas queriam renovar as artes no Brasil
17.         O que eram e qual o papel dos manifestos
18.         Apresente as ideias do manifesto Pau-Brasil
19.         Como o modernismo construiu representações sobre o Brasil

PARA-CASA 05/09

1- Caracterize o sistema político vigente no Brasil nos anos iniciais do século XX e como este sistema cooperou para que o modernismo pensasse outras regiões do Brasil.

2- Descreva como era o cenário artístico/cultural do Brasil nos momentos que antecederam ao modernismo. Para sua resposta considere o papel da Academia Brasileira de Belas Artes.

3- Demonstre como as bolsas de estudos e prêmios de viagem ao exterior, concedidos pela Academia Brasileira de Belas Artes, contribuiu para o início da renovação do pensamento artístico no Brasil e para as ideias modernistas.

4- Sabendo que  por meio da arte houve uma "leitura" do que era o Brasil nos primeiros anos da república, caracterize qual era a imagem construída sobre o Brasil naquele período.

5- Explique o que foi a "Belle Époque Tropical"  e como esta ideia se deu nos meios culturais, comportamentais, artísticos, urbanísticos e sociais do Brasil pós-república.

6- Explique como o personagem literário Jeca Tatu, de Monteiro Lobato, foi "lido" como um diagnóstico moral do Brasil.


PARA-CASA 01/08

Obs.: Esta atividade tem a finalidade de auxiliar nos estudos para a prova de etapa.

1- Leia os textos indicados abaixo, eles são a base para a avaliação que trabalhará com: o surgimento do modernismo, o contexto histórico e artístico do modernismo, os movimentos artísticos do modernistas e de vanguarda e o conceito de modernismo artístico e vanguarda artística.

a- Belle  Époque
b- Impressionismo
c- Expressionismo
d- Abstracionismo
e- Cubismo
f- Surrealismo. 

A) Em seguida, para o texto Belle Époque, redija um texto sucinto apresentando: 

           -o que foi este período; 

Resposta: A Belle Époque foi um momento na história européia que pode ser situado entre a segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX. Foi um período de desenvolvimentos em variados campos da experiencia humana, de avanços tecnológicos, científicos, artísticos, sociais e do pensamento intelectual e político. Representou um momento em que a ideia de modernidade, do "novo" e do progresso foi perseguida com afinco, fazendo com que práticas, representações e valores ligados a tradições fossem revistos, resiginificados a favor de se buscar sempre o avanço, o desenvolvimento e a modernidade. Devido ao momento ser identificado como um período de grandes esperanças e conquistas, foi tido como uma "época de ouro", um período áureo  do curso da humanidade, sendo um assim referido como um belo momento, uma Belle Époque. A cidade de Paris foi de especial relevância neste período, sendo vista com a "cidade luz", por ter sido um centro para importantes acontecimentos do período, um palco para movimentos artísticos inovadores, apresentação e desenvolvimento de invenções tecnológicas, ponto de encontro de intelectuais dos mais variados campos e de suas ideias, espaço para debate de ideias que variavam do plano político e econômico ao social, artístico, científico e estético. Foi uma cidade que ditou moda, valores e costumes para o ocidente, e se fez como um tipo de "centro" para aquele período.

-quais foram suas características, mudanças e inovações nos diversos campos de atuação, existência e experiência humana; 

Resposta: Neste período houveram diversas transformações que permearam a Europa e se espalharam pelo mundo em seguida. Foi um momento em que o adensamento populacional nos espaços urbanos começou a ser maior do que nos espaços rurais em pontos importantes; a humanidade conheceu a luz elétrica sendo utilizada em ampla escala, como em iluminação pública e residencias particulares; surgiu o automóvel movimento a motor por combustão; a locomotiva; o telegrafo; grandes aparatos industriais; periódicos (revistas e jornais) impressos e distribuídos em escala mais ampla e produzidos em grandes maquinas de impressão; experiencias sociais que traziam a mulher para o mercado de trabalho urbano; a emergência de ideias políticas e sociais que agitariam o mundo em anos posteriores; o desenvolvimento de novos campos de conhecimento científico, como a história e a antropologia (para citar apenas o campo da humanas); descobertas inovadores da física e a criação da psicanálise; a percepção do tempo mais acelerado pelo ritmo de vida mais intenso e pelas velocidades das novas tecnologias no meio urbano; novas experiências sociais e valores que renovaram os significados de coexistência e identidade do que sejam os indivíduos e aqueles com os quais convive.

-qual sua relação com o sentimento de otimismo e esperança no progresso que foi muito presente naquela época; 

Resposta: Devido às inovações e desenvolvimentos do período da Belle Époque, surgiu um crescente otimismo fruto da crença de que a tecnologia, a capacidade intelectual humana e principalmente a ciência conduziriam a humanidade a um novo patamar de desenvolvimento, avanço, evolução na "escada do desenvolvimento" humano. Esperava-se que todos os homens fossem atingidos pelo "ventos da modernidade" e fossem conduzidos à um novo tempo de bem-estar e harmonia. 

-porque a Belle Époque foi propícia para o surgimento dos movimentos modernistas; 

Respota: Por ter sido um momento de experiências e inovações, trocas de ideias e estímulos ao empreendimento do novo, o ambiente cooperou para que artistas fossem também estimulados a repensar suas próprias práticas artísticas de modo mais independente e original. Na busca pela liberdade e por expressões mais autênticas - ao mesmo tempo progressistas e inovadoras - produziram pensamentos e filosofias artísticas que cada vez mais questionavam os valores estéticos e conceituais da arte que se detinha em parâmetros tradicionais e considerados ultrapassados pelos artistas modernistas. O rompimento com os padrões da academia de arte oficial foi mais um capítulo das transformações e inovações que conduziram a arte aos movimentos modernistas e de vanguarda.

-o que a fez encerrar.

A Belle Époque e se otimismo esperanço baseado na ciência e na capacidade intelectual humana foi interrompida com a emergência da Primeira Guerra Mundial e aniquilado no curso das acontecimentos seguintes. Todo o otimismo da Belle Époque se viu frustado diante da utilização da capacidade humana e dos inventos e descobertas científicas para o provimento de guerras e conflitos que produziram mortes e destruições não apenas de elementos físicos (casas, indústrias, cidades...), mas de sentimentos e da própria esperança, otimismo e felicidade dos corações europeus (e do ocidente como reflexo) que confiavam na força do humano e em suas realizações.
  
B) Para cada um dos demais textos (b, c, d, e), redija um paragrafo/texto objetivo apresentando de forma sucinta:
-o conceito do movimento (o que é efetivamente); 
-como pensavam a arte e o que propunham como filosofia artística (como enxergavam e praticavam a arte e o fazer artístico)
-como e em que inovaram nos campos artísticos e quais eram as características de produção desses movimentos artísticos.  

Impressionismo: Foi um movimento artístico de grande importância para a arte européia. Tratou-se de artistas que se viram insatisfeitos com as normas e regras da academia oficial de arte parisiense, de modo que buscaram desenvolver uma expressão pessoal, criativa e original. Saíram de seu ateliês para pintar ao ar livre, e observar os temas de suas pinturas nos locais onde estavam, sem inventa-los em espaços fechados (os próprios ateliês). Ao observar imagens ao ar livre, perceberam que a incidência da luz natural alterava a percepção das cores, de modo que, o que estava em sombra parecia ser mais escuro do que as partes do tema que estivessem sendo diretamente iluminados. Este se tornou o principal objetivo estético do impressionismo, retratar os efeitos luminosos em objetos e temas observados ao ar livre. Suas pinturas tornam-se claras, repletas de efeitos de brilho e muitos tons de cores para formar imagens que eram, ao mesmo tempo realistas e inovadoras em seus efeitos. A pintura eram muito mais a junção de manchas e áreas de cor do que um desenho primoroso, o que fazia com que as pessoas tivessem que observar a tela a uma distância razoável para que a imagem observada fosse melhor observado. Foi o movimento que abertamente questionou as imposições da academia de arte oficial, propondo a criação do salão dos independentes e a modernização das artes visuais.

Expressionismo: O expressionismo foi um movimento artístico que buscava produzir uma forma de arte com fortes características emocionais. A ideia era realizar imagens que comunicassem sentimentos, não apenas através dos temas, mas também das formas de composição, ou seja, as cores, os desenhos, as forma das pinceladas, dentre tantas outras características deveriam comunicar emoções e sentimentos. Foram profundamente marcados pelos horrores das guerras pelas quais passaram, de modo que suas obras trabalham com temas mais tristes, como um tipo de reflexo dos "estados de espírito" das pessoas da Europa em função dos conflitos e guerras. 

Abstracionismo: O abstracionismo encontra uma data mais identificada com o ano de 1910, e têm como referência inicial o artista Wassily Kandinski. Quando Kandinski produziu sua primeira aquarela abstracionista não seria o primeiro momento na história em que alguém teria produzido uma obra abstrata, mas foi a primeira vez que um artista decidiu investigar esta forma de produção artística e desenvolveu um trabalho de pesquisa e produção artística de modo sério e em série sobre o tema da arte através de formas abstratas. Neste movimento artístico as formas figurativas são completamente abandonadas e substituídas for formas que não são de modo algum figuras que remetam diretamente a algo orgânico preciso da realidade observada. Por exemplo, não se pode olhar para um quadro plenamente abstracionista e afirmar que o artista fez uma árvore, uma paisagem ou um flautista, porque toda a imagem é composta por quadrados, círculos e linhas, ou mesmo manchas que produzem sensações visuais, mas não comunicam significados diretos e simbolismos de coisas naturais. O objetivo dos abstracionistas era comunicar através de formas e cores, através da relação entre as formas e suas sensações que produzem.

Cubismo: O cubismo foi um movimento artístico criado ainda na primeira década do século XX por Pablo Picasso e Georges Braque. Contou com diferentes fases, das quais se pode simplificar em duas: o cubismo analítico e o cubismo sintético. O cubismo analítico procurou representar todos os lados (ou planos) de um objeto tridimensional em uma tela plana bidimensional. Para tal, o artistas realizava a representação do objeto na tela como se o objeto fosse fragmentado, de modo que os variados ângulos do objeto são demonstrados na tela de tal modo que a aparência final da tela era uma imagem imprecisa, quase abstrata e de difícil compreensão de figuras como que recortadas e espalhadas pelo plano da tela. O cubismo sintético também procurou analisar o objeto tridimensional (ideia do cubismo analítico), contudo sintetizou (simplificou) as formas de representação dos objetos, utilizou uma profusão de cores vibrantes e desconectadas da realidade dos temas e objetos representados, fez uso de fortes linhas pretas de contorno para melhor demarcar os limites dos objetos representados e deixou as imagens mais nítidas e identificáveis. O cubismo inovou ainda em buscar fazer experiências com formas alternativas e originais de fazer arte, produzindo modelos que até então não eram considerados artísticos e de nobre estética. Dentre estas experiências é possível destacar as colagens (imagens que misturavam pintura, colagem de objetos variados e desenho sobre tela), as esculturas de materiais diferenciados e formas modernas inusitadas para a arte do período, desenhos em objetos e com materiais diversos e até mesmo a fotografia como trabalho artístico.

Surrealismo: De modo diferente dos movimentos ocorridos até então, o surrealismo se volta para o interior do ser humano, para o que se passa dentro dos indivíduos em suas mentes. Foi um movimento artístico que buscou referencia nos trabalhos de Sigmund Freud - o pai da psicanálise - que desenvolveu um mapeamento do Aparelho Psíquico humano e estudou a mente humana, a interpretação dos significados e dos sonhos. Os artistas do surrealismo se propuseram então a buscar captar imagens do subconsciente, para isso se interessaram pelos sonhos, delírios, devaneios, imaginações e desejos das pessoas. Buscaram fazer com que a arte fosse uma expressão da mente em seus estados mais puros, tentam fazer uma forma de arte guiada pelo automatismo, ou seja, pelos impulsos "irracionais" e automáticos do cérebro. Criaram variadas experiências para tentar fazer uma arte fruto desses automatismos, mas nunca obtiveram completo êxito. Ainda sim produziram imagens interessantes e aclamadas que tratam de ambientes, situações e significados muito diferentes de qualquer paisagem natural, imagens de significados impreciso, beirando o absurdo dos sentidos e significados utópicos e impossíveis.

2- Releia e se necessário refaça as atividades:
- 03 e 04 do Para Casa do dia 17/05
- 01 a 04 do Para Casa do dia 06/06
- 01 a 05 do Para Casa do dia 30/05

TRABALHO DE ETAPA

ARTE MODERNA E VANGUARDAS ARTÍSTICAS

-Valor: 4,0 pontos
-Data de entrega: 11/07 no horário da aula
-Forma de produção e entrega: O trabalho deverá ser impresso em folha A4 de acordo com as especificações de formatação e composição do trabalho.
-A atividade deverá ser desenvolvida em grupos de cinco componentes de forma mista entre momentos de pesquisa prévia em casa e desenvolvimento, pesquisa, formatação e montagem em classe junto aos componentes do grupo e o professor do conteúdo (para casos de auxílio).

FORMATAÇÃO e PESQUISA

O trabalho deverá ser digitado e entregue impresso em papel A4 na data especificada no cabeçalho.
A composição do trabalho deverá conter:

                A)   Capa contendo:

·         Nome completo do colégio, unidade e segmento centralizado no alto da folha;
·         Título (Arte Moderna e Vanguardas Artísticas) no centro da folha e centralizado;
·         Referência da turma (2ºA, 2ºB...) e listagem dos nomes e números de chamada dos componentes do grupo de trabalho abaixo do título - recuado à direita e justificado;
·         Data centralizada no final da folha;
Toda a capa deverá ser em fonte Arial 12 e espaçamento simples (espaçamento 1,0).
Exemplo abaixo



B)   Sumário:

·         O sumário é a apresentação sistemática dos tópicos, divisões e seções a serem desenvolvidos no trabalho. Neste caso os tópicos são a orientação do que será encontrado no trabalho. Devem vir com a numeração da página em que são encontrados no trabalho.
Todo o sumário deverá ser simples em fonte Arial 12 e espaçamento (espaçamento 1,0).
O exemplo abaixo já é o modelo e o roteiro do trabalho a ser utilizado. Desse modo é necessário trocar/adequar apenas as numerações das páginas.


C)   CORPO DO TRABALHO

O Corpo do Trabalho é a pesquisa em si. Trata-se do trabalho realizado, da parte escrita como um todo. A pesquisa deverá ser realizada em fonte Arial 12, espaçamento simples (espaçamento 1,0) e margens tipo estreita.

Na 1ª PARTE da pesquisa deverá ser explicado cada um dos tópicos descritos a seguir com um pequeno texto para cada tópico. Não são necessários textos extremamente extensos com pormenores desnecessários ao entendimento, as informações devem ser objetivas, claras, bem escritas, porém completas e escritas de maneira coerente, ou seja, o texto deverá atender estes itens e tornar bem explicado o tópico sem se perder em excessos que apenas “engordam” o trabalho e dificultam o entendimento.

Os tópicos da 1ª PARTE são:

- O que é arte moderna
- O que são os "ismos" da arte (movimentos artísticos)
- Características da modernidade
- O que são os movimentos de vanguarda
- Características das vanguardas artísticas

Na 2ª PARTE da pesquisa deverão ser levantadas as características dos movimentos artísticos da modernidade e vanguardas artísticas da segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX. Os itens a serem pesquisados deverão ser desenvolvidos para cada um dos movimentos artísticos a seguir:

1-IMPRESSIONISMO
2-FAUVISMO
3-EXPRESSIONISMO
4-CUBISMO
5-ABSTRACIONISMO
6-SURREALISMO

Os itens a serem pesquisados para cada movimento estão assinalados abaixo de A a B e são:

A- Características artísticas e estéticas
(neste tópico deverão ser levantadas as características da expressão artística do movimento e das formas de composição da arte, ou seja, sua estética e intenções)

B- Filosofia do movimento
(neste tópico deverão ser apontadas as ideias do movimento artístico; como pensavam a arte; o que desejavam fazer; como entendiam a arte; quais eram suas propostas para a arte e sua relação com seu tempo e a arte presente, com as pessoas e com o mundo; quais eram suas inovações; o que pretendiam mudar, manter ou fazer retornar; proposições conceituais, filosóficas e estéticas; o porquê de utilizarem as técnicas que empregavam)

C- Formas de composição e produção artística
(neste tópico deverão ser apontadas as formas de composição e produção artística, ou seja, como os artistas representantes de determinado movimento artístico produziam arte, quais materiais utilizavam, quais as técnicas empregadas, como se inspiravam dentro do movimento, o que utilizavam para produzir arte e como faziam, qual era o significado e que intenção tinham com as técnicas e modos de produção que utilizavam)

D- Artistas de destaque
(neste tópico deverá ser apresentada uma pequena lista com nomes e notas curtas de informações brevíssimas acerca dos artistas mais destacados e referenciais dos movimentos estudados)

E- Análise de uma obra (uma pintura e uma escultura)
(para cada um dos movimentos estudados será necessário apresentar e analisar uma imagem de pintura e uma imagem de escultura relativa ao movimento. Cada imagem deverá ser acompanhada de um pequeno texto demonstrando quais os elementos e características que justificam a classificação e pertencimento daquela imagem à determinado movimento artístico. A base para isso são os próprios itens A a D pesquisados no trabalho)
Obs: É uma imagem de pintura e uma de escultura para cada movimento, exceto para o fauvismo, porque este movimento conta com a predominância de pinturas e não possui uma escultura característica do movimento. Portanto para o fauvismo será apenas uma imagem de pintura e não haverá imagem de escultura.

D)   LINHA DO TEMPO

O trabalho deverá contar com uma página contendo uma linha do tempo na qual deverá constar a localização aproximada da data de surgimento e desenvolvimento dos movimentos artísticos. As informações devem ser sinalizadas por legendas e/ou textos/palavras: o nome do movimento, sua gênese, o período de ocorrência, cores e/ou símbolos. A imagem pode ser montada de forma digital ou desenhada.

E)   REFERÊNCIAS DE PESQUISA

O último item do trabalho deverá ser uma lista das referências de pesquisa (também denominadas fontes de pesquisa) utilizadas no trabalho, tais como: sites consultados, livros, revistas, enciclopédias, dentre possíveis outros. Este espaço sinaliza as bases teóricas do trabalho e será feito com base nas normas da ABNT (Vocês usaram muito isso na faculdade em qualquer curso, por isso já vamos nos acostumar, e aqui eu estou simplificando um pouco o processo).

·         Quando a referência de pesquisa for um site, deverá constar o endereço do site e o horário de acesso.
Exemplo (citando sites):
htttp//:enciclopédiaitaucultural.com.br acessado em 23 de maio de 2016

·         Quando a referência for uma publicação em livro, deverá constar o nome do autor com o sobrenome em caixa-alta e antecedendo o restante do nome. Em seguida o nome do livro, a cidade em que foi editado, a editora e o ano de publicação. Observem a separação por pontos, dois pontos e vírgulas nos exemplos abaixo.

Exemplo1 (citando livros):
CARMO, Daniel Fernando do. Arte moderna brasileira. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2016.

Exemplo2 (citando revistas):
REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA, Rio de Janeiro: IBGE, 1939.
VEJA. São Paulo: Abril, 2006.


Exemplo3 (citando periódicos em volumes. O “v” indica o volume):
COLEÇÃO ARTE NO TEMPO. Rio de Janeiro: Editora Àtica, v.05, maio. 2003.

As referências deverão ser escritas em fonte Arial 12, espaçamento simples (espaçamento 1,0) e margens tipo estreita.
  
“Lembre-se do seu criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: Não tenho satisfação neles.” Eclesiastes 12:01


PARA CASA 30/05

1-  Explique:
a-    Como era o sistema de legitimação oficial dos artistas na França em meados do séc. XIX.
b-   Como este sistema era percebido pelos artistas que propuseram as ideias modernistas na arte.
c-    Qual foi a reação desses artistas, suas motivações e indagações em relação ao sistema de arte oficial parisiense e ao salão oficial.
d-   O que o Salão dos Rejeitados (ou dos Independentes) representava para os artistas modernistas.

2-  Caracterize a arte do Impressionismo em seus atributos estéticos e sua filosofia de produção.
3-  Relacione a emergência da arte do Impressionismo com seu contexto histórico, tecnológico e artístico.
4-  Demonstre como a nova técnica da fotografia contribuiu para a “libertação” dos artistas.
5-  Produza um quadro comparativo entre as práticas, técnicas e atributos estéticos da arte Acadêmica em comparação com a arte Impressionista.

PARA CASA - AULA 06/06

1- Apresente a maneira como o impressionismo lida com a luz na sua forma estética.
2- Apresente a relação dos impressionistas com a Academia e o Salão Oficial.
3- Demonstre qual era a relação dos impressionistas e de sua prática de produção artística com a observação dos temas ao ar livre.
4- Justifique a origem do nome "impressionismo" para o movimento artístico.

O vídeo assistido e explicado em sala pode ser assistido novamente a partir dos links abaixo.

PARA CASA - AULA 17/05

1- Elabore alguns parágrafos apresentando e interpretando os significados históricos das frases presentes no filme "Nós que aqui estamos por vós esperamos" sinalizadas a seguir. Os parágrafos devem descrever qual era o cenário social, cultural, tecnológico, acadêmico e/ou científico dos anos finais do século XIX e iniciais do século XX. (Estas frases aparecem na primeira parte da narrativa do filme até a altura aproximada de 15 minutos; lembre das explicações dadas em sala).

A) "O balé já não era clássico"
B) "A cidade já não cheirava a cavalo"
C) "Pelo túnel o metrô, pelo fio preto a fala"
D) "Garotas trocavam o corpete pela máquina de escrever"
E) "Os quadros já eram Picasso" (Referência também ao artista plástico espanhol Pablo Picasso)
F) "Os sonhos já eram interpretados" (Referência também ao psicanalista Freud)
G) "Câmeras Kodak registravam os instantâneos das primeiras gerações que conviveram em seu cotidiano com uma produção em série de idéias, matemática abstrata, maquinários complexos, refinadas bombas e muitos botõezinhos."

2- Demonstre como a história do industrial Alex Anderson (6:29 a 7:52), do alfaiate M. Reisfeldt (8:00 a 9:12) e da família Jones (9:49 a 12:17) se relacionam com os sentimentos, sonhos, aspirações e realidades dos anos finais do século XIX e iniciais do século XX nos variados campos de atuação humana.

3- Apresente o que foi o período histórico conhecido como Belle Époque.

4- Demonstre como a ideia de otimismo se relaciona com o período da Belle Époque e com as transformações históricas e culturais ocorridas no período. Apresente ainda o que a fez encerrar.

Para fazer a atividade use como referencia o filme "Nos que aqui estamos por vós esperamos" (assistido parcialmente em classe) que pode ser acessado clicando no nome do filme situado no formato de link logo abaixo ou copiando e colando o endereço destacado no seu browser (navegador). Obs: É possível encontrar ótimas resenhas sobre o filme.

Opção 01: "Nós que aqui estamos por vós esperamos"                  (é só clicar no link)
Opção 02: https://www.youtube.com/watch?v=-PXo5oGztiw      (copiar e colar o endereço no seu navegador)

PARA CASA - AULA 25/04

PARTE I

1- Apresente as características estéticas da arte Barroca na Europa.
2- Apresente as distinções estéticas entre a arte Barroca na Europa e a arte do Barroco Mineiro.
3- Justifique porque podemos nos referir a arte do Barroco como uma arte teatral e ilusória.
4- Vincule a arte do Barroco com o Concílio de Trento.
5- Demonstre as diferenças estéticas entre a arte do Renascimento e o Barroco.
6- Caracterize a "luz do Barroco".


____________________________________________________________________



PARTE II

7- Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO: 

(    ) O estilo barroco retomou os próprios princípios da arte da antigüidade grecoromana; e de acordo com essa nova tendência, uma obra só seria perfeitamente bela na medida em que imitasse os artistas clássicos gregos. 

(    ) Diante da Reforma Protestante a Igreja Católica logo se organizou contra. E assim a Arte Barroca serviu para revigorar seus princípios doutrinários. 

(    ) Com o vigor barroco, os palácios barrocos se tornaram ambientes de encantamento, projetados para impressionar os visitantes com o poder e a glória do rei. 

(    ) O ideal humanista, a preocupação com o rigor científico e a composição equilibrada, são as principais características da Arte Barroca.

____________________________________________________________________

8- Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:

(   ) Os tons suaves e pastéis, o equilíbrio simétrico, a luz diagonal e a composição bidimensional fazem parte do estilo barroco. 

(   ) Na representação barroca a figura humana, diversas vezes, aparece levemente geometrizada, revelando uma preocupação naturalista. 

(   ) Do ponto de vista pictórico, as obras barrocas apresentam uma iluminação basicamente simétrica em relação a perspectiva linear utilizada. 

(   ) Nas obras barrocas as cenas representadas envolvem-se num acentuado contraste de claro-escuro, o que intensifica a expressão de sentimento. 

___________________________________________________________________

9- Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:

(    ) O racionalismo tão buscado e desejado pelo Renascimento, tornou-se altamente secundário,dando lugar as emoções dentro do estilo Barroco. 

(    ) As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência. 

(    ) A iluminação diagonal tão marcante na pintura barroca remete ao observador uma sensação estática. 

(    ) Considerada por diversos críticos uma arte requintada, aristocrática e convencional, o Barroco acabou tornando-se, com o passar do tempo, superficial. 

____________________________________________________________________

10- Quanto a Pintura Barroca analise itens abaixo e em  seguida marque a 
ÚNICA alternativa CORRETA. 

a)  Na pintura, freqüentemente uma luz incide diretamente sobre aquilo que o pintor quer  valorizar na tela. 
b) As cores de tons azul e rosa são banidos da pintura. 
c)  O artista Barroco esta fortemente ligado ao misterioso e ao sobrenatural. 
d)  Há uma tendência para a utilização da cor preta.

_____________________________________________________________________

11- (UFPR) Sobre o Barroco, pode-se afirmar que

a) foi uma forma de manifestação artística inspirada nos conceitos pagãos de Idade Média e a Antigüidade.
b) fez uso da grandeza excessiva, do extravagante, do artificial, para expressar as concepções de mundo moderno.
c) surgiu nos países anglo-saxões, no final do século XVII, e se espalhou por toda a Europa no século XVIII.
d) impôs uma nítida diferenciação entre as formas artísticas, como a pintura, a escultura e a arquitetura.

____________________________________________________________________

12- (UNICAMP 2011) A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545-1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagens sacras.

"Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenas das artes em Minas Gerais."
 (Adaptado de Camila F. G. Santiago, “Traços europeus, cores mineiras: três pinturas coloniais inspiradas em uma gravura de Joaquim Carneiro da Silva”, em Junia Furtado (org.), Sons, formas, cores e movimentos na modernidade atlântica. Europa, América e África. São Paulo: Annablume, 2008, p. 385.)

 Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como

a) renascentista, pois criava na colônia uma arte sacra própria do catolicismo reformado, resgatando os ideais clássicos, segundo os padrões do Concílio de Trento.
b) barroca, já que seguia os preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelas confrarias e criada pelos artífices locais.
 c) escolástica, porque seguia as proposições do Concílio de Trento. Os artífices locais, financiados pela Igreja, apenas reproduziam as obras de arte sacra europeias.

 d) popular, por ser criada por artífices locais, que incluíam escravos, libertos, mulatos e brancos pobres que se colocavam sob a proteção das confrarias.
____________________________________________________________________

13- (UEL) Leia o texto e responda à questão:

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses. Desenvolve-se no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, – recebe influências tanto portuguesas quanto francesas, italianas e espanholas. Em Minas Gerais, a expressão estética tanto deverá corresponder às solicitações dos elementos transpostos como dos elementos locais espontâneos. Isso vai se verificar tanto em relação aos fatores estruturais, como no que diz respeito às ideias, aos conhecimentos e valores. (MACHADO, L. R. Barroco Mineiro. São Paulo: Perspectiva, 1983. p. 167-169.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o barroco mineiro, considere as afirmativas a seguir.
I. Nascido da herança europeia, o barroco mineiro é uma arte que traz em si o diálogo entre sua origem e um novo contexto, caracterizando-se como um meio de expressão ao mesmo tempo barroco e mineiro.
II. O aspecto social contemporâneo à chegada do barroco a Minas contribuiu para que sua organização fosse caótica e para que as características desse movimento acabassem contrastando com a vida mineira.
III. Posto em contato com o clima de efervescência cultural e com as descobertas no campo estético de Minas, o barroco mineiro rompeu com a ideia do barroco universal e se destacou pela ambivalência.
IV. Os elementos transpostos pelos colonizadores apresentavam em suas raízes algumas semelhanças com o universo mineiro, mas o poder instituído pela Academia Nacional de Belas Artes encaminhou o movimento para rumos distintos.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
____________________________________________________________________
13- (UEL) Leia o texto, analise a figura e responda à questão abaixo:

Há a propensão para uma forma que se abre em indeterminação de limites e imprecisão de contornos, apelando para os recursos da impressão sensorial, que não quer apenas conter a informação estética, mas sobretudo, comunicá-la sob um alto grau de tensão que transporte o receptor, o espectador, da simples esfera da plenitude intelectual e contemplativa para uma estesia mais franca e envolvente – mais do que isso, para o êxtase dos sentidos sugestionadamente acesos e livres. (ÁVILA, A. O lúdico e as projeções do Barroco. São Paulo: Perspectiva, 1980. p. 20.)


ATAÍDE, M. C. Pintura do forro da nave da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG)
Sobre o texto e a figura, é correto afirmar:
a) O texto apresenta as principais características do rococó e a figura refere-se à pintura do Barroco, principal movimento artístico do período colonial brasileiro.
b) Enquanto a figura representa a arte colonial brasileira, o texto discorre sobre a projeção do barroco na arte concreta e sua busca por um envolvimento mais efetivo e completo do espectador com a obra.
c) Não é possível afirmar que o texto e a imagem estejam relacionados ao mesmo assunto, pois a figura é do Barroco Mineiro, mas o texto trata do Barroco Baiano.
d) Tanto o texto como a imagem tratam da arte neoclássica no momento máximo de sua penetração na cultura brasileira como um todo e não sobre algo específico.
e) O texto explicita as principais características da pintura barroca tal qual foi praticada em Minas Gerais no século XVIII, muitas delas presentes na obra de Manoel da Costa Ataíde.

PARA CASA - AULA 11/03

Resolva as questões relacionadas abaixo.

1-     Tendo como referência o TEXTO I, a respeito da arte bizantina, julgue os itens e marque V para verdadeiro F para falso:



TEXTO I
     Uma das maiores formas de arte, o mosaico, surgiu durante os séculos V e VI em Bizâncio. Os mosaicos eram utilizados na propagação do novo credo oficial, o cristianismo, portanto o tema central era a religião em geral.


I.  (  ) Iluminuras são diminutas pedras em forma de pequenas laminas as quais o artista vai juntando para fazer figuras ou cenas.
II.   (   ) Vitrais são arcos que garantiram uma arquitetura mais alta na arte bizantina.
III.  (   ) O afresco era uma alternativa artística mais barata que o mosaico.
IV. (  ) Mosaico são diminutas pedras em forma de pequenas laminas as quais os artistas vão juntando nas diversas cores e matizes para representar figuras ou cenas. 

A)    Apenas as alternativas II e IV estão corretas       
B)    Apenas as alternativas I e II estão corretas         
C)    Apenas as alternativas III e IV estão corretas
D)    Apenas as alternativas II e III estão corretas
E)    Apenas as alternativas I e III estão corretas

2-      Sobre o estilo românico é correto afirmar que:

A)    a pintura já apresentava alto grau de elaboração, principalmente no que se refere à representação da perspectiva e profundidade.
B)    os afrescos geralmente retratam figuras do cotidiano em seus afazeres domésticos.
C)    a técnica de deformação foi amplamente utilizada nos afrescos românicos e consistia em fazer com que as figuras mais importantes fossem pintadas em tamanho maior que as outras.
D)    os afrescos eram geralmente pintados com cores chapadas, se preocupando em imitar a realidade ou a natureza com exatidão.
E)    os afrescos do período geralmente são pintados de forma a propor uma ilusão de tridimensionalidade, visando à integração da pintura ao espaço arquitetônico.

3-      Podemos apontar como características da arquitetura Gótica:

A)    Torres pontiagudas, colunas e nervuras, botaréus, contrafortes e grandes vitrais.
B)    Fachadas lisas, destituídas de elementos decorativos, pequenas janelas.
C)    Ambientes muito escuros e sombrios, horizontalidade e predominância dos espaços cheios sobre os vazios, ausência de colunas.
D)    Sobreposição de colunas na fachada e arcadas cegas.
E)    Igrejas destituídas de torres, com fachadas desprovidas de ornamentação e com cúpulas apoiadas em pendentes.

4-       (Unicanto – Adaptada)

Desde que Roma adotou a religião cristã como religião oficial, o homem europeu viveu apenas para Deus e a arte servia comomo veículo para afirmar sua crença. No século XIV houve muito progresso na arte, na literatura e na ciência e o homem voltou-se para si mesmo, recolocando-se como a criatura mais importante da terra. Vimos então o Renascimento. Quanto às características do Renascimento assinale a alternativa mais coerente com as ideias e práticas do período:

A)    Na escultura renascentista predomina naturalismo geométrico, assim como no clássico grego.
B)    A posição do homem como o centro do mundo é visto como parte da filosofia humanista no Renascimento.
C)    É na arquitetura Renascentista que se decora o interior dos ambientes com inspiração na arte da Idade Média.
D)    A pintura Renascentista acompanha os mesmos padrões da escultura grega

5-     (Enem 2011)


Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.
SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.


O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre:

A)    Fé e misticismo
B)    Ciência e arte
C)    Cultura e comércio
D)    Política e economia
E)    Astronomia e religião

6-     (Enem)


Texto I
(...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos.
(COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium)

Texto II
Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.
(VINCI, Leonardo da. Carnets)

O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é

A)    a fé como guia das descobertas.
B)    o senso crítico para se chegar a Deus.
C)    a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.
D)    a importância da experiência e da observação.
E)    o princípio da autoridade e da tradição.

7-     (UDESC 2008)



A história da cultura renascentista nos ilustra com clareza todo o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. Nele se manifestam, já muito dinâmicos e predominantes, os germes do individualismo, do racionalismo e da ambição ilimitada, típicos de comportamentos mais imperativos e representativos do nosso tempo.
(SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1987.)


Sobre a cultura renascentista, a que se refere Nicolau Sevcenko, assinale V (Verdadeiro) para as afirmações verdadeiras e F (Falso) paras as afirmações falsas.

(   ) O Renascimento marcou a transição da mentalidade medieval para a mentalidade moderna, ao traduzir novas concepções que tinham como referência o humanismo, enquanto base intelectual que procurava definir e afirmar o novo papel do homem no universo.

(   ) Em meio à desorganização administrativa, econômica e social, principais características da cultura renascentista, praticamente apenas a Igreja Católica conseguiu manter-se como instituição, conquistando assim grandes poderes e ampliando sua influência sobre a sociedade.

(   ) Ao formular princípios como o humanismo, o racionalismo e o individualismo, o movimento renascentista estabeleceu as bases intelectuais do mundo moderno.

(    ) A cultura renascentista consagrou a vitória da razão abstrata, instância suprema de toda a cultura moderna, pautada no rigor das matemáticas que passaram a reger os sistemas de controle do tempo, do espaço, do trabalho e do domínio da natureza.

(    ) Em meio a esse processo, transformações socioeconômicas culminaram na substituição de pequenas oficinas de artesãos por fábricas, assim como as ferramentas simples foram trocadas pelas novas máquinas que então haviam surgido.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.

A)    VFVVF
B)    VVFVV
C)    FFVVF
D)    FVFVV
E)    VVFFV

8-     (Unicamp simulado 2011)


Para as artes visuais florescerem no Renascimento era preciso um ambiente urbano. Nos séculos XV e XVI, as regiões mais altamente urbanizadas da Europa Ocidental localizavam-se na Itália e nos Países Baixos, e essas foram as regiões de onde veio grande parte dos artistas. 
(Adaptado de Peter Burke, O Renascimento Italiano. São Paulo: Nova Alexandria, 1999, p. 64.)


A relação entre o Renascimento cultural e o ambiente urbano na Europa dos séculos XV e XVI justifica-se porque. 

A)    as cidades eram centros comerciais e favoreciam o contato com a cultura árabe, cujo domínio das técnicas do retrato e da perspectiva sobrepôs-se à arte europeia, dando origem ao Renascimento.
B)    a presença de artistas nas cidades atraía os investimentos de ricos burgueses em busca de prestígio social, fazendo com que as regiões que concentravam os artistas, como a Itália e os Países Baixos, se urbanizassem mais que as outras. 
C)    nas cidades podia-se estudar a cultura artística em universidades, dedicadas ao cultivo da tradição clássica e ao ensino de novas técnicas, como o uso do estilo gótico na arquitetura e da perspectiva na pintura. 
D)    a riqueza concentrada nas cidades permitia a prática do mecenato, enquanto o crescimento do comércio estimulava o encontro entre as culturas europeia e bizantina, possibilitando a redescoberta dos valores da antiguidade clássica. 

9-     Sobre a arte renascentista italiana, é INCORRETO afirmar:

A)    A arquitetura renascentista em Florença caracterizou-se pelo uso de elementos clássicos, como as ordens arquitetônicas, as cornijas e os frisos, além dos arcos plenos.

B)    As esculturas produzidas no Renascimento italiano abordavam não apenas uma temática mitológica, mas também estátuas-retrato, alegorias e imagens sacras.

C)    Apesar da profusão de artistas e de pinturas no Renascimento italiano, características comuns podem ser verificadas, como o uso da perspectiva, de paisagem ao fundo e de esquemas compositivos simples.

D)    O sfumato foi considerado uma das características mais marcantes da pintura de Sandro Boticelli.

E)    A escultura de Michelangelo foi influenciada pelas formas musculosas e pela emoção, presentes nas esculturas helenísticas.

10- (Uece 1996) A atividade crítica foi uma das características mais notáveis do humanismo do Renascimento. Nesse sentido, podemos afirmar que os humanistas:

A)    estavam mais atentos aos aspectos de continuidade e permanência do que aos de modificação e variação da natureza e da sociedade.
B)    defendiam os valores da lgreja e da cultura medieval à semelhança dos teólogos tradicionais.
C)    dedicavam-se à crítica da cultura tradicional e à elaboração de um novo código de valores e de comportamentos.
D)    formavam um grupo de eruditos voltados, exclusivamente, para a renovação dos estudos universitários.


PARA CASA - AULA 14/03

1.     Descreva o que era a corrente filosófica renascentista denominada humanismo.


O Humanismo renascentista foi um movimento intelectual desenvolvido na Europa durante o Renascimento, entre os séculos XIV e XVI. Iniciado em Florença e inspirado na Antiguidade Clássica, acreditavam que o homem possuía capacidade intelectual ilimitada e defenderam uma educação capaz desenvolver essas capacidades. Este pensamento levou a reforma de Universidades, criação de outras e colégios pela Europa. Propunham que o homem poderia conhecer todas as coisas pelo seu raciocínio através da aplicação de conhecimentos científicos e testados. Deste modo buscavam a elaboração de um homem polímata – conhecedor de variados campos do saber.

2.     Explique quais foram as diferenças do período renascentista em relação à idade média.


Idade Média:
Renascimento:
Conhecimento: Não havia conhecimento, apenas contemplação, a única fonte de verdade era a Bíblia, ou seja, a palavra da igreja.
A igreja perde o monopólio do conhecimento que passa a ser de artistas e intelectuais de modo geral, filósofos, cientistas, escritores, etc. Surge no homem esclarecido a vontade de conhecer.
Trabalho: O trabalho é de servil, ou seja, o homem serve ao seu senhor, deve trabalhar para honrar a Deus, e doar o fruto do seu trabalho para Deus. Nem um homem, deve sobreviver do trabalho de outro homem;
Através do trabalho, o homem se realiza. Com o conceito de vocação, o homem faz do trabalho sua identidade e, através dele sua Fonte de renda.
Lucro: é dever do homem trabalhar e servir, o lucro é visto como pecado, pois todo homem deve produzir para Deus e não para obter excedentes. Lucrar sobre o trabalho de outro é pecado.
O homem de vocação, deve lucrar naquilo que é bom, pois afinal de contas, é talentoso e merece ser reconhecido como tal.
Felicidade: O Ser humano é condenado a sofrer para se redimir do pecado original, esta condenado ao “vale de lágrimas”. Quanto mais sofrer na terra, maior será sua bonança no céu.
A busca por prazeres e pela felicidade, a preocupação com a vida terrena, ou seja, o antropocentrismo e o Hedonismo estão em voga nesse período histórico;
Relações Políticas: A autoridade dos reis, imperadores, senhores feudais eram de certa forma, submetidas ao papa, ou seja, a autoridade política em última instância era da Igreja.
A partir do pensamento de Maquiavel, a política passa a ser vista como uma atividade humana, ou seja, controlada por relações humanas, sem interferência da vontade de Deus. A igreja perde parte de seu poder administrativo;
Manifestações Artísticas: Embora fosse um período de grande florescimento nas artes, ela estava submetida aos ditames da igreja, ou seja, os artistas expressavam apenas o que a igreja permitisse que fosse feito;
Nas artes, é retomado valores da cultura grega, ou seja, o humanismo. A vida cotidiana passa a ser retratada em todos seus aspectos. A religião deixa de ser central nas obras;

3.     Apresente uma justificativa que explique a afirmativa que diz que “o renascimento superou a superstição medieval.”

O renascimento abandonou os antigos valores, crenças e superstições do período medieval e buscou elaborar uma concepção de mundo baseada não em valores religiosos, mas na capacidade intelectual humana, com foco na interpretação do mundo pela ciência, razão e raciocínio. O homem renascentista resgata valores filosóficos e questiona o seu entorno para compreende-lo através do experimento empírico e da busca da comprovação ou não de teses e certezas. 

4.     Apresente e exemplifique o que deveria ser o modelo ideal de “homem” para o renascimento.

O homem renascentista deveria ser conhecedor de vários campos do saber (polimata), versado em línguas, habilidoso na retórica, conhecedor da matemática e filosofia, experimentador do mundo pela ciência e elaborador de ideias e conceitos. Não deveria ser alguém que se situa-se no mundo de modo passivo, mas alguém ativo em questionar e buscar resposta nos variados campos do saber. 

PARA CASA - AULA 07/03

1.    Explique quais as razões que fizeram com que o período artístico italiano dos séculos XV (cinquecento) e XVI (seiscentos) fosse denominado renascimento.

Devido ao retorno ao passado clássico greco-romano. Esse retorno implicava um renascer de valores e ideias presentes na antiguidade clássica, como a filosofia, a matemática, a lógica e a razão. Significava em termos práticos o abandono das práticas e valores medievais baseados unicamente estruturas puramente religiosas e a busca de explicações e entendimento do mundo através de valores científicos, algo que já era presente na antiguidade clássica greco-romano. O fazer retornar esse passado seria o renascer dessa antiga cultura, daí o termo renascimento.

2.    Dentro da perspectiva renascentista, explique o que significa dizer que o homem é a medida de todas as coisas, e apresente o conceito filosófico renascentista do antropocentrismo?

A ideia do homem como medida de todas as coisas esta ligada ao pensamento de que o ser humano pode compreender o seu entorno e a si mesmo a partir de seus próprios entendimentos, da sua razão, e não mais exclusivamente da religião ou de crenças metafísicas e supersticiosas. Ele passa a ser a referência, daí o termo antropocentrismo, que significa o homem no centro, como ponto referência, e não mais a igreja. O ser humano passa a ser o porta voz do saber, o árbitro, a medida e o meio pelo qual o saber se dá.

3.    Dê exemplos de como se deu, no campo das artes visuais, a ideia renascentista de retorno às formas e proporções da antiguidade.

No campo das artes visuais o retorno ás concepções clássicas se deu de forma prática, na medida em que artistas buscaram aplicar conceitos como simetria, proporção, realismo, naturalismo, ideal de beleza, valores matemáticos, busca da perfeição da forma, composições e conjuntos mais complexos. Estes valores proporcionaram a elaboração de imagens que abandonavam a forma estrutural simplificada e pouco realista da arte medieval e proporcionaram o surgimento de imagens com alto grau de realismo em cenas complexas, de arranjos mais naturais e formas e proporções que traziam a ideia de profundidade, planos sucessivos, tridimensionalidade das cenas, formas e ambientes. A pintura passou a ser enxergada como uma "janela para a realidade", como uma possibilidade de enxergar o mundo através de um objeto artístico.

4.    Apresente quem eram os mecenas e qual a sua importância para a arte renascentista.

Pode ser dito que os mecenas eram os patrocinadores da arte no renascimento. Eram ricos comerciantes que contratavam e/ou apadrinhavam artistas oferecendo sustento e condições para que estes artistas pudessem se dedicar à arte. Faziam encomendas aos artistas que comercializavam seus trabalhos. Além dos comerciantes, nobres e a própria igreja foram importantes mecenas no período renascentistas. Destacam-se como mecenas os Papas Júlio II e Leão X, e as famílias Sforza e Médicis.


5.    Produza um parágrafo analisando e esclarecendo os significados artísticos e culturais representados pelas informações do quadro abaixo:


O quadro apresenta as diferenças de concepção de mundo e prática de vida entre a Idade Média e o Renascimento. O homem da Id. Média vivia em um mundo concebido apenas em termos religiosos de modos que chegavam à superstição, onde suas explicações se davam de modo único em termos religiosos, não necessariamente bíblicos, e sob o domínio cultural a igreja. Desse modo da a vida do homem deveria ser voltada para representar os valores da igreja, ainda que não signifique e compreender o mundo pela ciência seja abandonar a Deus, a igreja da Id. Média entendia que qualquer ciência poderia levar à heresia e a apostasia. 
No momento renascentista o homem se enxerga como "a coroa" da criação de Deus, um ser perfeito, racional e capaz de compreender as coisas também através da sua capacidade intelectual e da elaboração de teorias, conceitos, experimentos e valores científicos. Desse modo, o homem procura extrair de si (maiêutica) o conhecimento e comprova-lo de modo empírico (prático, através do teste) na natureza que o cerca e que pode observar. Estes conceitos e valores representavam um retorno ao passado clássico greco-romano que vivenciara séculos antes um tipo de sociedade que buscava os mesmos valores. Não significava de modo rígido o abandono de Deus, ainda que tenha havido um florescimento do ateísmo, o homem racional necessariamente não se desligava de Deus, mas utilizava sua capacidade para buscar outros tipos de resposta a partir da sua experiencia de mundo. A arte do período renascentista reflete estes valores racionais tanto na elaboração de imagens mais naturalistas e realistas, como na construção e organização dos temas em disposições que levavam em conta valores matemáticos, geométricos e científicos, como a simetria, a organização triangular, a ideia de ponto de fuga e proporção que criava a ilusão de profundidade e de espaços tridimensionais, a distorção das formas, e técnicas como o sfumato e a aplicação da proporção áurea.  

PARA CASA - AULA 29/02


1- Leia os quadros textos que compõe o panorama da formação da arte na Idade Média e preencha a tabela comparativa de forma sucinta, utilizando tópicos para apresentar os elementos mais significativos dos períodos abordados. Os textos são: Arte Paleocristã, Arte Bizantina, Arte Românica e Arte Gótica. A tabela comparativa pode ser encontrada clicando no título ao lado ou copiando e colando o link abaixo: Tabela Arte na Idade Média
http://www.4shared.com/file/ramkAU0sba/Tabela_-_Arte_na_Idade_Mdia.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário