ROCOCÓ
INTRODUÇÃO ROCOCÓ
Jean-Honoré Fragonard - Blind Man’s Buff |
Existe uma alegria na
decoração carregada, na teatralidade, na refinada artificialidade dos detalhes,
mas sem a dramaticidade pesada nem a religiosidade do barroco. Tenta-se, pelo
exagero, se comemorar a alegria de viver, um espírito que se reflete inclusive
nas obras sacras, em que o amor de Deus pelo homem assume agora a forma de uma
infinidade de anjinhos rechonchudos. Tudo é mais leve, como a despreocupada
vida nas grandes cortes de Paris ou Viena.
O estilo colorido e
galante predomina principalmente na decoração do interior de igrejas, palácios
e teatros, mas também produz obras inquietantes na pintura e na escultura. Por
outro lado, o refinado desenho de móveis, baixelas, cristais, e tudo o mais que
se relacionasse com o conforto doméstico, que nessa época começa a ser um tanto
comum para a burguesia e nobreza, deram lugar ao conceito moderno do que hoje
em dia conhecemos como desenho industrial.
PINTURA ROCOCÓ
Jean Honoré Fragonard 1732-1806, The Swing 1767 - 1768 81x64cm |
As cores preferidas
são as claras. Desaparecem os intensos vermelhos e turquesa do barroco, e a
tela se enche de azuis, amarelos pálidos, verdes e rosa. As pinceladas são
rápidas e suaves, movediças. A elegância se sobrepõe ao realismo. As texturas
se aperfeiçoam, bem como os brilhos. Existe uma obsessão muito particular pelas
sedas e rendas que envolvem as figuras. Os retratos de Nattier e as cenas
galantes de Fragonard são as obras mais representativas desse estilo.
O material preferido
para obter o efeito aveludado das sedas e dos brocados, a transparência das
gazes e o esfumado das perucas brancas são os tons pastel. Esses pigmentos de
cores diferentes, prensados na forma de pequenos bastões, ao serem aplicados
sobre uma superfície rugosa vão se desfazendo e é preciso fixá-los com um
líquido especial. Sem sombra de dúvida, é nesse período que a técnica do pastel
atinge seu ponto máximo de excelência.
ESCULTURA ROCOCO
Ignaz Günther, (1725-1775) |
Sempre se procura o efeito
de uma discreta elegância, quando não de rebuscada aparência, e os temas são
muitas vezes totalmente pagãos. As colunas se retorcem e afinam, lembrando uma
grinalda. Os mármores já não se diferenciam dos trabalhos de madeira, que
também são pintados como se fossem pedras calcárias. Dourados e prateados se
fundem nos ornatos de folhas e conchas. É o exagero da assimetria no afã da
ocupação total do espaço.
Deve-se destacar
também que é nessa época que surge com um vigor inusitado a indústria da
escultura de porcelana na Europa, material trazido do Extremo Oriente, na
esteira do exotismo tão em voga nessa época. Esse delicado material era ideal
para a época, e imediatamente surgiram oficinas magistrais nessa técnica, em cidades
da Itália, França, Dinamarca e Alemanha.
ARQUITETURA ROCOCÓ
A arquitetura rococó
adquiriu importância principalmente no sul da Alemanha e na França. Suas
principais características são uma exagerada tendência para a decoração
carregada, tanto nas fachadas quanto nos interiores. As cúpulas das igrejas,
menores que as das barrocas, multiplicam-se. As paredes ficam mais claras, com
tons pastel e o branco. Guarnições douradas de ramos e flores, povoadas de
anjinhos, contornam janelas ovais, servindo para quebrar a rigidez das paredes.
Galeria dos Espelhos, Palácio de Versalhes, França |
KaisersaaldoPalaacuteciodeWurzburg |
Projeto de Joha Michael - Interior da Igreja da Abadia Beneditina de Ottobeuren |
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