INTRODUÇÃO
Entende-se por arte abstrata toda manifestação das
artes plásticas, seja na pintura ou na escultura, na qual se desistiu da
representação natural ou ilustrativa da realidade, para dar vazão a composições
independentes dela. É preciso esclarecer que não é possível se falar de uma
arte abstrata própria e unificada. Na verdade, houve dentro dela várias
correntes, que às vezes estavam muito próximas quanto à sua filosofia, outras
vezes muito afastadas, mas todas se mantinham sempre dentro do limite
não-figurativo.
Wassily Kandinski |
O pintor russo Kandinski foi o primeiro
artista propriamente abstrato. Suas teorias sobre a abstração das formas como
expressão do espírito humano determinaram uma mudança substancial na pintura e
escultura do século XX. Juntamente com ele, Piet Mondrian, da corrente
neoplástica, propôs a redução às formas geométricas puras de tudo aquilo que
fosse representável. Essa foi uma proposta dos cubistas que o pintor levou a
extremos totalmente não-figurativos, com a conseqüente racionalização da
pintura.
O fato de os artistas mais representativos da arte moderna européia terem-se mudado para os Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, foi muito significativo para a difusão da arte abstrata. Muitos deles, convidados pelas universidades, deixaram entusiasmados os jovens artistas americanos, e lá fundou-se a American Abstracts Artists, precursora da vanguarda expressionista abstrata. Donos de galerias e colecionadores apoiaram o desenvolvimento dessas novas tendências e gerou-se um mercado artístico dinâmico.
Piet Mondrian - Composição II em vermelho, azul e amarelo - 1930 |
PINTURA
A partir das obras dos pintores mais
representativos das vanguardas européias, como Kandinski, Duchamp, Delaunay e
Picasso, entre outros, surgiu uma pintura que subsistiu durante o período que
medeou as duas guerras e veio à luz após a Segunda Guerra Mundial. A
complexidade de motivações e a diversidade desses artistas produziram grupos
diferentes, com traços específicos de estilo e certas técnicas que dificultam
uma classificação estilística geral da pintura abstrata.
Jackson Pollock - Confergence - 1930 |
De um lado a pintura abstrata lírica, de conteúdo simbólico e gestual, com uma atitude totalmente animista e subjetiva diante da obra, que parte de Kandinski e evolui na obra dos expressionistas americanos: Pollock, Kline, De Kooning e Motherwell, entre outros. Também estão nesta categoria as vanguardas do pós-guerra europeu, como o informalismo, representado por Fautrier, Dubuffet e Millares, e mais tarde por Bacon, ou o grupo Dau al Set, no qual se inclui o pintor Tapies.
Jean Dubuffet - 1984 |
Jean Dubuffet - Monument with the standing beast |
Victor Vasarely - Vega-Nor - 1969 |
A escultura abstrata se caracterizou
pelo afastamento dos moldes naturalistas, em favor da representação das formas
geométricas puras, mais racionais, ou as simbólicas, consideradas uma síntese
das formas orgânicas. É preciso, no entanto, falar de peças, objetos e
instalações, já que o tridimensional se desenvolveu a partir da combinação de
materiais completamente alheios aos que a escultura havia conhecido até então,
com exceção do dadaísmo e do cubismo.
A partir da arte abstrata o limite entre
escultores e pintores se dissolveu ainda mais. Por isso, embora se faça
referência a artistas dedicados principalmente à escultura, como Henry Moore ou
Constantin Brancusi, houve muito outros que fizeram experiências interdisciplinares,
como os neoplásticos holandeses ou os minimalistas americanos e ingleses. Na
escultura abstrata surgiram correntes diversas, muitas vezes de acordo com as
da pintura, que possibilitam sua classificação.
Constantin Brancusi - O Beijo - 1910 |
Henri Moore - Reclining Figure - 1951 |
Henri Moore - Hill Arches - 1972-73 |
ARQUITETURA
Distanciados de todo academicismo, os
arquitetos do chamado Movimento Moderno deixaram para trás as tendências
históricas, para criar uma arquitetura isenta de adornos supérfluos ou de
referências ao passado. Surgiu assim uma arquitetura racional, de formas
geométricas puras, que revalorizou o espaço e a funcionalidade, com edifícios
simples, de grandes superfícies transparentes. As grandes cidades, a
especulação financeira e os novos materiais favoreceram esta nova arquitetura.
Os engenheiros, convencidos de sua
capacidade de criar edifícios tão básicos na aparência, produtos da
criatividade, mas também da tecnologia, passaram a competir com os arquitetos
abstratos. Entre os primeiros racionalistas destacou-se a escola Bauhaus, com
suas propostas de linhas simples, em que interiores e exteriores se fundiam,
criando espaços homogêneos. Exemplo disso é o pavilhão alemão da Exposição Universal
de Barcelona (1921), de Mies van der Rohe.
Bauhaus |
Frank Lloyd Wright - Casa d0 cascata |
Frank Lloyd Wright - Wayfarers Chapel |
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