INTRODUÇÃO
O expressionismo foi a primeira
vanguarda artística do século XX que utilizou a deformação da realidade para
dar forma à visão subjetiva do artista. Seus quadros foram os primeiros nos
quais o objeto representado se distancia totalmente do modelo original. O termo
expressionismo (com o sentido de retorcer, em alemão) foi cunhado pelo
galerista Georg Levin em 1912.
Com esse nome eram designados os grupos
das vanguardas européias, como o Die Brücke (A Ponte), composto pelos pintores
Emil Nolde, Ernst Kirchner, Karl Schmidt-Rottluff e Max Pechstein. e o Der
Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul), entre cujos representantes estava Vassili
Kandinski, Franz Marc e August Macke e os artistas Oskar Kokoschka e Egon
Schiele, na Áustria, e Georges Rouault, na França, para citar alguns.
Sua visão, totalmente pessoal e às vezes agressiva da realidade, se formou mediante uma intensa deformação e abstração das formas e uma acentuação de linhas e contornos. Suas descobertas estilísticas seriam decisivas para os movimentos plásticos, tanto abstratos quanto figurativos, que surgiriam mais adiante no século XX. Uma das descobertas mais inovadoras foi a aplicação das teorias musicais à composição plástica.
Foram três as etapas que levaram o expressionismo ao amadurecimento: o primeiro, o período da arte naïf, em que se vislumbrou a importância da arte como meio de expressão dos sentimentos humanos; o segundo, denominado expressionismo puro, cujo tema principal foi a abstração das formas; e, finalmente, os períodos anteriores e posteriores à Primeira Guerra Mundial, nos quais atuou como implacável crítico da sociedade.
PINTURA
A principal característica da pintura
expressionista foi a deformação da realidade sob a óptica dos sentimentos. Já
não se procurava imitar o modelo da natureza ou o objeto real. Havia uma
realidade ainda mais importante: a da visão subjetiva do artista. Para o grupo
Der Brücke (A Ponte), os temas centrais eram as paisagens de policromia
exacerbada e o corpo humano sintetizado em poucas linhas.
O que mais se destacaram em suas obras
foram a agressividade da cor e a falta de tranqüilidade das formas. Sua
preocupação era reformular os temas impressionistas. Os artistas do Die Blaue
Reiter (O Cavaleiro Azul) usaram as teorias musicais para conseguir composições
de colorido harmonioso e formas totalmente abstratas. Para os expressionistas
vienenses, ao contrário, o tema central era o resgate do feio como novo valor
estético.
Com o expressionismo, conceitos como
deformação da realidade, expressividade da cor e abstração das formas passaram
a ser os novos princípios da arte. A escultura expressionista é escassa, e a
arquitetura circunscrita a este movimento é exclusivamente teórica. Contudo, os
princípios plásticos enunciados pelo expressionismo marcarão a estética de
todas as disciplinas artísticas que vão surgir mais adiante, no século XX.
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